Jornal Meio Dia




HISTÓRIA DE MOCOCA >>> Filarmônica Mocoquense completa 129 anos de existência, neste 25/03





A Corporação Musical Filarmônica Mocoquense é o ícone histórico cultural mais antigo da cidade de Mococa; é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos e foi fundada em 25 de março de 1892, completando portanto neste ano de 2021, 129 anos de existência, tendo seu surgimento ligado a influência da imigração italiana para a nossa região.

Em toda sua existência teve cinco maestros, que foram Pietro Angelo Camin, Pasquali Luigi Gagliardi, Giovanni Balan Passione (O Patione), Benedito Burroni e atualmente Carlos Spina, que está na regência como Maestro desde 1996, e do ano passado pra cá por conta da pandemia, atendendo as determinações protocolares das autoridades de saúde e sanitárias, pedimos aos músicos acima de 60 anos de idade que ficassem reclusos, a regência ficou por conta do Leandro de Oliveira.

Na sua composição atual conta com 35 integrantes e se vê uma mescla de componentes masculinos e femininos, bem como jovens e idosos, há músicos recém incorporados e outros com mais de 60 anos de corporação, como o Maestro Carlos Spina, por exemplo que tem 90 anos de idade e 73 anos de Filarmônica.

Em sua sede disponibiliza gratuitamente professores de música para ensino teórico e prático, como forma de preparar novos integrantes para seu quadro musical. Faz apresentações nas ruas do centro comercial de Mococa em datas comemorativas, em eventos oficiais da Prefeitura e todos os domingos à noite, já há quase 100 anos, das 20:00 às 21:30 hs se apresenta no Coreto da Praça Marechal Deodoro, onde está localizada a igreja Matriz de São Sebastião. Para se manter tem como fonte de recursos um convênio com a Prefeitura Municipal realizado pelo Departamento de Cultura e Turismo.

Atualmente tem como Diretor Presidente, o músico Luiz Benedito Romão.


 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia