Jornal Meio Dia




ALERTA NA REGIÃO >>>> Santa Cruz das Palmeiras/SP tem a primeira confirmação de vírus da zika





A Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz das Palmeiras (SP) confirmou nesta quarta-feira (25) o primeiro caso de vírus da zika. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito que também é vetor da dengue e da febre chikungunya. A paciente é uma mulher de 55 anos que fez exame no dia 24 de abril e recebeu o resultado positivo para a doença do Instituto Adolfo Lutz, em Campinas, nesta quinta. Ela não ficou internada e passa bem.

Sintomas
Os sintomas do zika vírus são: manchas vermelhas grandes e de alto relevo pela pele, que podem estar acompanhadas de febre, dor articular, coceira e olhos avermelhados. A pessoa que perceber alguns dos sintomas, principalmente as manchas, deve procurar o serviço de saúde para uma avaliação.

O que se sabe sobre o zika vírus, a partir dos casos registrados no Brasil e também na Polinésia Francesa anos atrás, é que a doença pode causar lesões neurológicas, como encefalite (inflamação no cérebro), que causa confusão mental e alteração do nível de consciência. Também pode causar lesões medulares, como a mielite (inflamação na medula espinhal), que provoca paralisia nos membros.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de contaminação por zika vírus são a “principal hipótese” para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no país.

Informações: G1/EPTV



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia