Jornal Meio Dia




Idosa de 75 anos é presa pela Polícia Civil de Mococa com 12 mil maços de cigarros contrabandeados





A Polícia Civil de Mococa/SP apreendeu no final da tarde desta quarta-feira, dia 04, aproximadamente 12 mil maços de cigarros em uma residência no bairro Mocoquinha. Está é a quarta apreensão feita pelos investigadores nos últimos meses. Desta vez uma senhora de 75 anos foi presa em flagrante e responderá pelo crime de contrabando, que tem pena de até cinco anos.

Segundo a polícia, o SIG - Setor de Investigações Gerais - realizou monitoramento da casa suspeita durante algumas horas, e após confirmação, a residência foi invadida pelos policiais. As investigações apontaram que duas casas eram usadas como estoque dos cigarros contrabandeados, uma pela Rua Gilberto Bedin e a outra na Avenida Maria Leite Cunha.

No total, mais de 12 mil maços de cigarros foram apreendidos e agora serão levados à Receita Federal. A idosa, de 75 anos, prestou depoimento e foi transferida para a Cadeia Feminina de Tambaú/SP.

Entenda a lei do crime de contrabando

A pena para quem for flagrado vendendo produtos contrabandeados está mais rigorosa. Quem for pego pela polícia comercializando cigarro do Paraguai, por exemplo, será preso em flagrante sem direito à fiança. O endurecimento se deve à mudança na lei, ocorrida há cerca de dois ano.

Em junho de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou lei alterando o artigo 334 do Código Penal, que tipificava a prática dos crimes de contrabando e descaminho com penas idênticas de reclusão de 1 a 4 anos, o que possibilitava a concessão de benefícios, como responder ao processo em liberdade após pagar fiança na delegacia. Com a mudança, a pena base aplicada ao crime de contrabando passou a ser de 2 a 5 anos de reclusão.

Trata-se de uma tentativa do governo em reduzir a entrada de mercadoria proibida no país.

Mais de 12 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos (Fotos: Gabriel Delena)

Idosa de 75 anos foi ouvida e encaminhada à Cadeia Feminina de Tambaú/SP


Investigadores realizando a contagem do material apreendido


Mais de 12 mil maços de cigarros foram apreendidos 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia